Internauta reduz uso do Orkut, diz Ibope

O Orkut ainda é a rede social preferida dos brasileiros, mas vem perdendo espaço para o Twitter e o Facebook, mostra pesquisa realizada pelo Ibope.


Segundo o levantamento, que entrevistou 8.561 pessoas em 11 regiões metropolitanas, metade dos entrevistados disse que usa o Orkut menos que antes, 30% mantiveram o mesmo tempo de uso, enquanto 20% estão usando mais o serviço.


Apesar disso, o Orkut ainda é o mais acessado: 90% dos entrevistados são usuários da rede, ante 14% do Facebook e 13% do Twitter.


Segundo o presidente da consultoria especializada em internet Predicta, Marcelo Marzola, o Facebook se tornou muito mais que uma rede social e, por isso, a tendência é que ganhe cada vez mais espaço sobre o Orkut.


Ele observa que, enquanto o site de relacionamento do Google ainda está muito restrito ao contato entre amigos, o Facebook se tornou uma plataforma para uma série de aplicativos que a empresa vem desenvolvendo, como jogos e mecanismos de recomendação de conteúdos (notícias, por exemplo).


"O Facebook tem sido muito mais inovador que o Orkut. A tendência é que ele vire a home (página inicial de acesso à internet) das pessoas. Tudo que elas fizerem na internet deve passar por ele", prevê Marzola.


Para o presidente da Predicta, cada vez mais os internautas devem usar as redes sociais menos como meio de relacionamento e mais como fonte de informação. O próprio Twitter já funciona essencialmente dessa forma.


"Amigos são um ótimo filtro para o enorme volume de informação que circula na internet", observa.


DIVERSÃO


Segundo a pesquisa do Ibope, divertir-se (51%) e informar-se (37%) são razões importantes para entrar nas redes sociais.


O levantamento constatou, porém, que a principal motivação dos internautas para usar as redes sociais ainda é o relacionamento com os amigos (73%), o que explica um pouco por que o Orkut continua sendo o mais acessado.


Outra razão é o Orkut ser a rede social mais antiga. Segundo Marzola, pessoas com amigos no exterior foram as primeiras a acessar o Facebook, que globalmente está à frente do Orkut.


Gradualmente, o site deve ganhar mais integrantes das classes de renda mais baixa, estima. Segundo o Ibope, 45% dos usuários de redes sociais no Brasil são das classes A e B, outros 45%, da classe C, e 10%, das D e E.


O estudo do Ibope também revelou que a maioria dos consumidores aprova o uso das redes sociais para divulgação de produtos e marcas. As empresas, porém, precisam ser criativas no uso desse canal de comunicação, afirma Marzola.


"As pessoas estão cada vez mais reativas à propaganda tradicional. O marketing nas redes sociais tende a atingir pessoas que já têm uma afinidade prévia com o produto."


Fonte [Folha.com]

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