Smartphones com chips da Intel chegam ainda em 2011


Paul Otellini admitiu que empresa está atrasada na área de mobilidade.
Líder, tecnologia ARM aparece em quase todos os anúncios do MWC.

O presidente da Intel, Paul Otellini, afirmou nesta quarta-feira (16) que os primeiros smartphones com processador fabricado pela companhia americana devem chegar ao mercado ainda em 2011. Em palestra durante o Mobile World Congress, evento que reúne a indústria de tecnologia móvel em Barcelona, na Espanha, Otellini disse que não pode revelar quais fabricantes vão utilizar processadores da Intel, mas disse que o consumidor pode esperar pelos aparelhos "em breve".
Otellini reconheceu que, no momento, a empresa tem perdido a guerra pelo domínio no mercado de aparelhos móveis para empresas que usam a tecnologia ARM, como Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments. Mas a Intel, disse, sabe que esta nova classe de aparelhos, formada por smartphones e tablets, tem importância grande no futuro do mercado tecnológico. "Há uma classe emergente de aparelhos ultraportáteis", disse.

Durante a apresentação, Otellini destacou que os computadores tradicionais não devem, no entanto, desaparecer.  Neste campo, a Intel tem liderança confortável desde o surgimento da plataforma x86, que passou por gerações de processadores como o 486, o Pentium, e agora a família Core, com múltiplos núcleos que trabalham ao mesmo tempo.

Investimentos reais

Na terça-feira, a companhia anunciou um investimento total de US$ 26 milhões para impulsionar projetos de seis empresas que desenvolvem tecnologias móveis em quatro países (Canadá, China, Estados Unidos e Reino Unido).

O aporte realizado por meio da Intel Capital - braço de investimentos estratégicos da fabricante de processadores - será dividido entre a desenvolvedora Borqs, de Pequim - especializada em sistemas baseados na plataforma Android, do Google, para celulares -, a plataforma de vídeo online de código aberto Kaltura, de Nova York, o provedor de autenticação online canadense SecureKey Technologies, de Toronto, a fornecedora de software para colaboração VisionOSS Solutions, de Reading, a empresa de localização CloudMade e a fabricante de sensores de imagens InVisage, ambas da Califórnia.
Com os investimentos, a Intel espera acelerar suas iniciativas de plataformas móveis para dispositivos inteligentes, incluindo celulares, tablets e notebooks, explica a empresa em comunicado.
O aporte é o segundo mais significativo realizado pela Intel Capital nos últimos três meses. Em novembro de 2010, a empresa destinou US$ 77 milhões a 18 startups de 11 países, incluindo a brasileira boo-box, especializada em redes sociais.


Com informações do Valor Online



0 comentários:

Postar um comentário