Gastos com TI na América Latina vão crescer 6,3% em 2011


Ao divulgar o relatório com as principais tendências de TI para América Latina em 2011, a consultoria IDC projeta que os gastos com tecnologia da informação na região tendem a acompanhar um crescimento de 6,3% ao longo deste ano. Um número que, segundo o levantamento, deve ficar bem acima dos países desenvolvidos.

Quanto aos motivos que vão a impulsionar o setor ao longo deste ano, a IDC cita três principais fatores: o crescimento das empresas, o foco dos governos da região em TI e telecom, assim como o aumento da demanda dos usuários finais.

Entre os mercados que mais devem contribuir para o crescimento do setor, a IDC destaca que a área de serviços tende a acompanhar o incremento mais expressivo, totalizando 9,1%. Já os segmentos de hardware e software vão apresentar um acréscimo de 4,7% e 8,2%, respectivamente.

O relatório destaca que, apesar do segmento de hardware ter as projeções de crescimento menos expressivas, as vendas de PCs na América Latina devem crescer 2,6 vezes mais rápido do que em mercados desenvolvidos. Enquanto que os serviços de TI tendem a apresentar um crescimento 3,9 vezes maior do que o contabilizado nos países desenvolvidos.

Cloud Computing

Ainda segundo a IDC, 2011 tende a ser um ano de inflexão para o mercado de cloud computing (computação em nuvem), com um crescimento expressivo na demanda por esse modelo. Como reflexo, o relatório cita que, ao longo de 2010, 14% das empresas demonstraram um interesse em adotar a computação em nuvem, contra uma porcentagem de 3,5% no ano anterior.

Os serviços oferecidos em nuvens públicas, ou public clouds, devem movimentar mais de US$ 200 milhões de dólares em 2011, aponta o relatório. E a IDC prevê que esse mercado vá acompanhar uma taxa de crescimento anual da ordem de 60% até 2014.

Fonte [Olhar Digital]


0 comentários:

Postar um comentário