Aplica-se a: Microsoft Excel 2010, PowerPoint 2010, Word 2010
O comando Marcar como Final ajuda você a comunicar que você está compartilhando uma versão concluída de um arquivo. Ela também ajuda a evitar que revisores ou leitores façam alterações acidentais no documento.
Antes de compartilhar uma cópia eletrônica de um documento do Microsoft Office com outras pessoas, você pode usar o comando Marcar como Final para tornar o arquivo somente leitura e ajudar a evitar as alterações no arquivo. Quando um arquivo é marcado como final, a digitação, os comandos de edição e as marcas de revisão são desabilitadas ou desativadas, e o arquivo se torna somente leitura. Alem disso, a propriedade Status do documento é definida como Final.
OBSERVAÇÕES
O comando Marcar como Final não é um recurso de segurança. Qualquer um que receba uma cópia eletrônica de um arquivo que tenha sido marcado como final poderá editar esse arquivo removendo o status Marcar como Final do arquivo.
Os arquivos que foram marcados como finais em um programa do Microsoft Office 2010 não são somente leitura se alguém os abrir em uma versão anterior dos programas do Microsoft Office.
Marcar arquivo como final
Depois de clicar em Marcar como Final para tornar um arquivo final, a Dica de Tela informa que o arquivo está marcado como final para desencorajar a edição.
Qual programa do Microsoft Office você está usando?
EXCEL
- Abra a pasta de trabalho que você deseja marcar como final.
- Clique na guia Arquivo e clique em Info.
- Em Permissões, clique em Proteger Pasta de Trabalho e clique em Marcar como Final.
POWERPOINT
- Abra a apresentação que você deseja marcar como final.
- Clique na guia Arquivo e clique em Info.
- Em Permissões, clique em Proteger Apresentação e clique em Marcar como Final
WORD
- Abra o documento que você deseja marcar como final.
- Clique na guia Arquivo e clique em Info.
- Em Permissões, clique em Proteger Documento e clique em Marcar como Final.
Habilitar a edição de um arquivo marcado como final
O comando Marcar como Final está selecionado nos arquivos que foram marcados como final. Se você quiser alterar um arquivo marcado como final, poderá clicar no comando Marcar como Final.
OBSERVAÇÃO:
Também é possível ver que um arquivo foi marcado como final procurando pelo ícone de Marcar como Final na barra de status.
Depois de clicar em Marcar como Final para habilitar a edição de um arquivo, a Dica de Tela informa que qualquer um pode abrir, copiar e alterar qualquer parte desse arquivo.
EXCEL
- Abra a pasta de trabalho marcada como final.
- Clique na guia Arquivo e clique em Info.
- Em Permissões, clique em Proteger Pasta de Trabalho e clique em Marcar como Final.
POWERPOINT
- Abra a apresentação marcada como final.
- Clique na guia Arquivo e clique em Info.
- Em Permissões, clique em Proteger Apresentação e clique em Marcar como Final.
WORD
- Abra o documento marcado como final.
- Clique na guia Arquivo e clique em Info.
- Em Permissões, clique em Proteger Documento e clique em Marcar como Final.
Fonte [Suporte Office]
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