Mulheres do Software Livre no IV ENSL

Apesar da predominância masculina, as mulheres vem se destacando por suas atividades nas comunidades de Software Livre. A atuação feminina é visível não só em eventos, seja na construção ou na participação, mas também nos grupos e coletivos:  são estudantes, militantes, professoras, empresárias, desenvolvedoras, administradoras de sistemas, engenheiras de software, hackers que buscam seu espaço na área de tecnologia.

O IV ENSL/IV EPSL não poderia deixar de refletir essa realidade. Assim como em edições anteriores, foi grande o volume de submissões de palestras do público feminino para o evento, o que deixou a organização muito satisfeita. 


Uma das palestras mais procuradas do III ENSL foi sobre Gênero e Tecnologia, conduzida pela Fabiana “Goa”. Nesta edição, o Ciberfeminismo será discutido na sexta-feira, às 18h. A proposta partiu de Célia Menezes (PE), entusiasta do Software Livre desde meados de 2007, e tenciona proporcionar um momento de reflexão coletiva acerca da atuação feminina e os desserviços do machismo contra esta importante colaboração.


Outro momento em que a atuação feminina será debatida em relação às questões de gênero, será durante a palestra sobre o KDE Lovelace, da Aracele Torres (PI) e da Amanda Castro (MG), na sexta-feira, às 15h. As palestrantes abordarão a participação das mulheres dentro do projeto KDE.  O KDE Lovelace foi criado com o objetivo de estimular essa participação e ser um ambiente mais receptivo para as colaboradoras em potencial de projetos de software livre. Aracele e Amanda também apresentarão outras palestras dentro do Fórum KDE.


As convidadas do IV ENSL também discutirão desenvolvimento, com Daniela Feitosa, desenvolvedora da Colivre (BA), e educação com Liduina Vidal, professora  especialista em Informática Educativa (CE).


Em um país que se encontra dentre os que mais discutem software livre e que acaba de eleger uma mulher para a presidência, o tema mulheres e tecnologia, tende a ser uma dos temas recorrentes na área.


Vídeo: http://tv.softwarelivre.org/video/entrevista-gt-feminino-livre



0 comentários:

Postar um comentário