No encurtador de URL da Google, uma surpresa: a criação de códigos QR

Apresentado como "easter egg" por um engenheiro da empresa, o recurso permite criar códigos bidimensionais que podem ser lidos por celulares.

O anúncio da liberação, de forma independente, do Google URL Shortener, encurtador de URLs da Google, trouxe uma surpresa adicional: a capacidade de criação de códigos QR – códigos bidimensionais que, lidos por softwares instalados em celulares com câmera, levam o usuário a visitar determinado site.


O recurso foi apresentado como “easter egg” (ovo de páscoa – nome que se dá a truques ocultos e não documentados, incluídos nos softwares) pelo engenheiro Matt Cutts, da Google, em sua conta no Twitter.


Para criar um código QR que leva a determinado site, basta que o usuário encurte a URL original, copie o endereço encurtado (que começa com http://goo.gl) e o cole em uma nova aba do navegador. Em seguida, é preciso adicionar “.qr” (sem as aspas) ao final do endereço e teclar Enter.


Não se sabe até quando o recurso estará disponível. Segundo rumores que circulam na web, a criação de código QR por meio do encurtador de URLs da Google só funcionaria até hoje.



Fonte [IDG Now]


0 comentários:

Postar um comentário