A tecnologia Light Peak, anunciada em 2009, foi criada originalmente para usar fibra ótica para transmitir dados entre sistemas e dispositivos, mas os modelos iniciais serão baseados em cobre, disse David Perlmutter, do Intel Architecture Group.
“O cobre se saiu muito melhor do que pensávamos”, disse Perlmutter. “A fibra ótica é uma tecnologia que sempre vai ser mais cara”, completou ele.
Perlmutter se negou a comentar quando os dispositivos usando a tecnologia Light Peak chegarão ao mercado e disse apenas que isso depende dos fabricantes.
A Intel mencionou anteriormente que os dispositivos baseados nesta tecnologia seriam lançados no final de 2010/início de 2011.
Para as necessidades da maioria dos usuários hoje, o cobre ainda é uma boa opção, disse Perlmutter. Mas a transmissão de dados é muito mais rápida usando a fibra ótica.
A Intel informou que a tecnologia Light Peak poderá ser usada para acelerar a transmissão de dados em dispositivos móveis e produtos como drives externos, equipamentos de rede e dispositivos de áudio.
Usando fibra ótica, ela pode transferir dados com velocidade a partir de 10 gigabits por segundo em distâncias de até 100 metros. Mas com o cobre, a velocidade e o alcance serão menores.
Os PCs hoje se conectam a dispositivos externos usando conectores como o USB, mas Perlmutter se recusou a comentar se a tecnologia Light Peak chegaria para substituí-lo.
“O USB 3.0 já tem uma certa tração no mercado. Eu não sei se isto mudará”, disse Perlmutter.
Vídeo divulgado pela Intel em janeiro de 2010 demonstrando a tecnologia Light Peak:
Fonte [Baboo]

0 comentários:
Postar um comentário